A maioria das pessoas não morreram queimadas, morreram asfixiadas, por isso vamos entender um pouco sobre asfixia nesse caso. Por que elas morreram assim?
A inalação de fumaça e gases tóxicos causa queimaduras das vias respiratórias, asfixia e irritação pulmonar. E como acontece?
Queimaduras das vias respiratórias.
As lesões normalmente ocorrem nas áreas nasais e região da faringe, isso é consequencia da elevada dissipação do calor nas áreas iniciais dessas vias, a capacidade da absorção do calor é reduzida, fazendo com que o ar atinja os pulmões a temperaturas mais elevadas, podendo levar a uma hiperventilação mais acentuada, se o limite de reserva respiratória for excedido, há rápida transformação da acidose em alcalose, com hipoxemia grave e necessidade de ventilação mecânica.
Asfixia
O processo de combustão consome o oxigênio, fazendo com que sua concentração atinja níveis de 10-13%, baixos para o ser humano. A existência de gases tóxicos, como o monóxido de carbono que exerce sua ação de asfixiante químico, ao reduzir a capacidade da hemoglobina de transportar o oxigênio. A contaminação por monóxido de carbono causa uma anemia hipóxia, que reduz oxigênio aos tecidos. De todas as reações enzimáticas, a mais importante é a inibição do citocromoxidase, que impede a utilização do oxigênio pelas células, onde ele é conduzido pela hemoglobina da hemácia, não ocorre sua liberação, resultando em morte por asfixia.
Irritação Pulmonar
Os gases irritantes são corrosivos, podem causar irritação e inflamação das superfícieis das vias respiratórias e podem causar também irritação e lesão nos olhos e na pele. Inflamações nas vias respiratórias podem resultar em edema pulmonar, também pode fechar o trato respiratório, enchendo os alvéolos com fluídos, interferindo nas trocas gasosas entre o ar nos pulmões e o sangue nos capilares pulmonares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário