domingo, 27 de janeiro de 2013


Biomania: Asfixia por inalação de fumaça

Biomania: Asfixia por inalação de fumaça: Um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, deixou ao menos 180 mortos na madrugada deste domingo (27...

Asfixia por inalação de fumaça

Um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, deixou ao menos 180 mortos na madrugada deste domingo (27). O número total de vítimas ainda é desconhecido e há centenas de feridos. A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local, checando as circunstâncias do fogo e retirando corpos da área.

A maioria das pessoas não morreram queimadas, morreram asfixiadas, por isso vamos entender um pouco sobre asfixia nesse caso. Por que elas morreram assim?

A inalação de fumaça e gases tóxicos causa queimaduras das vias respiratórias, asfixia e irritação pulmonar. E como acontece?

Queimaduras das vias respiratórias.
As lesões normalmente ocorrem  nas áreas nasais e região da faringe, isso é consequencia da elevada dissipação do calor nas áreas iniciais dessas vias, a capacidade da absorção do calor é reduzida, fazendo com que o ar atinja os pulmões a temperaturas mais elevadas, podendo levar  a uma hiperventilação mais acentuada, se o limite de reserva respiratória for excedido, há rápida transformação da acidose em alcalose, com hipoxemia grave e necessidade de ventilação mecânica. 

Asfixia

O processo de combustão consome o oxigênio, fazendo com que sua concentração atinja níveis de 10-13%, baixos para o ser humano. A existência de gases tóxicos, como o monóxido de carbono que exerce sua ação de asfixiante químico, ao reduzir a capacidade  da hemoglobina de transportar o oxigênio. A contaminação por monóxido de carbono causa uma anemia hipóxia, que reduz oxigênio aos tecidos. De todas as reações enzimáticas, a mais importante é a inibição do citocromoxidase, que impede a utilização do oxigênio pelas células, onde ele é conduzido pela hemoglobina da hemácia, não ocorre sua liberação, resultando em morte por asfixia.

Irritação Pulmonar
Os gases irritantes são corrosivos, podem causar irritação e inflamação das superfícieis das vias respiratórias e podem causar também irritação e lesão nos olhos e na pele. Inflamações nas vias respiratórias podem resultar em edema pulmonar, também pode fechar o trato respiratório, enchendo os alvéolos com fluídos, interferindo nas trocas gasosas entre o ar nos pulmões e o sangue nos capilares pulmonares.